Dia 29 de Junho é celebrado o dia do dublador
Com sua voz marcante e inconfundível, Raphael Rossatto, já deu voz a muitos personagens de sucesso das telonas e das telinhas. Ele que tem um currículo eclético no mundo da dublagem já foi Augustus Waters no filme " A Culpa É das Estrelas" e Kristoff e Sven no "Frozen: Uma Aventura Congelante".
Raphael se especializou em dublagem pela escola “Vamos Fazer Arte” e estudou teatro musical no Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM), mas está ligado à arte desde a infância.
Recentemente teve mais uma de suas dublagens lançada nos cinemas, o personagem Peter Quill do filme “Guardiões da Galáxia Vol.2”.
Mas as dublagens não param por aí, ele também, já deu sua voz para grandes personagens dos filmes: "Como Eu Era Antes de Você", "Simplesmente Acontece", "Se Eu Ficar", "Jurassic World", "Sete Homens e um Destino", a saga de "Jogos Vorazes" e muitos outros.
Na sessão infantil fez grandes trabalhos como os filmes: "Como Treinar seu Dragão", a gravação dos trailers do filme "Enrolados", da Walt Disney e as canções do mesmo, dando voz a Flynn Rider, "Espelho Espelho Meu", "Os Croods", e também, as animações "Voltron", " Buddy Thunderstruck" e "Dinotrux".
Nas telinhas, o dublador já fez os seriados "Vikings", "Na sala de Julie" e "Pretty", as novelas transmitidas pelo SBT, “Coração Indomável”, “Teresa” e “A Gata”, interpretando Daniel Arenas.
E para você que acha que o trabalho de dublador é algo fácil, está muito enganado! Para ser dublador, é necessário antes ser ator, uma das exigências é ter o registro profissional da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), e depois se preparar fazendo cursos de especialização.
O trabalho vai muito além da dublagem e é preciso muita dedicação. Raphael conta que muitas vezes o dublador não tem tempo para a preparação do personagem.“Não assistimos ao filme antes, então não temos como estudar o personagem. Ele vai sendo desenvolvido ao longo do filme junto com o desenvolvimento do ator em cena”, conta o dublador.
Para Raphael, a valorização da profissão está melhorando. “Ainda falta muito para a profissão ser reconhecida como deveria, mas as pessoas estão cada vez se interessando mais, procurando saber a respeito, saber quem são os dubladores. O trabalho de um dublador é muito importante”, ressalta.
Fotodivulgação
O mercado da dublagem não é tão aberto, para quem quer investir nessa carreira é preciso “furar” o bloqueio que existe, mas o dublador deixa uma mensagem para todos que sonham seguir a carreira.. “Temos excelentes profissionais, a balança pesa mais para o lado de quem já é conhecido, mas sempre digo que quem é bom vai ter um lugar ao sol. É só se dedicar, correr atrás e não deixar a peteca cair. O segredo é a persistência”, ressalta Raphael.
Siga Raphael Rossatto nas redes sociais e fique por dentro de tudo:
Facebook: Raphael Rossatto Dub
Instagram: @raphaelrossattodub
Mariana Sagossi - SP
Assessoria e Comunicação
Colaboradora na Revista Mundo da Fama On Line