Alusivo ao Dia Internacional da Mulher Latino Americana e Caribenha, festejado no dia 25/07
O Dida Bar, na Praça da Bandeira, reuniu um grupo de peso, para celebrar a data. Destacou 10 mulheres representativas à raça negra.
A iniciativas vêm ao encontro da necessidade do reconhecimento da história das mulheres negras que estiveram e estão no centro das lutas e movimentos sociais e culturais.
Fotos de Rozangela Silva
A chef Dida, que realiza uma invasão gastronômica africana todo mês, fez um mimo para os homenageados, criou cardápio especial para a noite, que começou com o Peixe Mãe Beata, peixe vermelho, com vinagrete de frutos do mar, acompanhado de farofa de coco, arroz e feijão de Palma.
Serviu ainda o quitute cubano Ropa Vieja, com desfiada, bem temperada com arroz congri - fusão de feijão vermelho com arroz. A noite foi embalada ao som de Flavia Enne, com clássicos da MPB.
Fotos de Rozangela Silva
Mãe Beata foi representada por Adailton Costa, visivelmente emocionado fez a aberturadas das falas e agradecimentos. A jovem Sabi chamou uma a uma, e cada mulher explanou com maestria a saga que é ser negra, mas acima de tudo, o quanto a raça é inspiração de luta, garra, e claro, o orgulho de ser negra.
Fotos de Rozangela Silva
Uma saudação ao empoderamento da mulher negra, exercido por Flávia Oliveira, Mara Ribeiro, Helena Theodoro, Vanda Ferreira, Clatia Vieira, Rosa Marya Colin, Nanci Rosa, Zeze Motta, Ruth Pinheiro e Dida Nascimento. Elas são escritoras, sacerdotisas, gestoras culturais, atrizes, cantoras, empresárias, mulheres que são uma referência, um exemplo.
“Gostaria de saldar Dida, não só pela homenagem, que você também merece... e lembrar que o empreendedorismo é coisa de mulher”, enalteceu a jornalista Flávia Oliveira
Mara Ribeiro, que é Produtora Técnica e Articuladora Institucional do Coletivo Osé Mimo, declarou “Muito orgulho de receber esse prêmio na casa de uma mulher preta”.
Fotos de Rozangela Silva
A gestora cultural Ruth Pinheiro, ampliou as horas “aquele abraço grande à todas as mulheres e vamos comemorar juntas”. Ruth está em franca produção para a realização do Prêmio Afro, que acontece no fim do mês.
E a noite foi assim, com casa lotada, dedicadas a elas. Que venham outras datas históricas, valorizando essas mulheres incríveis, as famosas e anônimas que realizam de alguma forma e representam a mulher negra.
Rozangela Silva - RJ
Assessoria de Imprensa
Colaboradora na Revista MUndo da Fama On Line