O Outubro Rosa é um momento para refletir sobre a saúde e divulgar as boas práticas no país
A luta contra o câncer entre as mulheres ganhou o reforço de cerca de 200 médicos e enfermeiros, além de 350 agentes comunitários do Programa de Saúde da Família, em Petrópolis (RJ).
O grupo vem sendo treinado com o projeto "Capacitação das equipes da Estratégia Saúde da Família - um caminho para implementar a prevenção secundária do câncer de mama".
A iniciativa na serra fluminense é do Serviço de Mastologia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro e prefeitura, com apoio da Roche.
Foram elaboradas duas cartilhas de "Saúde mamária", com conteúdo adaptado para servir de guia rápido na orientação e consulta de médicos, enfermeiros e agentes comunitários. Segundo o médico Carlos Vinícius Pereira Leite, professor da FMP/Fase que está à frente do projeto, o papel dos profissionais é fundamental para a melhoria do fluxo de pacientes na rede de serviços da linha de cuidados da saúde mamária, contribuindo para o diagnóstico precoce e a redução da mortalidade por câncer de mama.
A ação também conta com a participação de alunos da faculdade, no apoio ao esclarecimento das mulheres.
Carlos Leite explica que, na organização do Sistema de Saúde no Brasil, a atenção básica é a principal porta de entrada dos pacientes, sendo responsável pelo encaminhamento dos que necessitam de atendimento em unidades com mais complexidade e aparatos tecnológicos.
“Nossa intenção é capacitar os profissionais de atenção básica, para que atuem no atendimento às mulheres e no diagnóstico do câncer de mama. O objetivo é melhorar o acesso à informação e o rastreamento dos casos, para garantir que o tratamento seja realizado, orientando a comunidade e promovendo a saúde, para que cresça o público alvo das mamografias”, diz o médico.
Renato Guima RJ
Assesssoria e Comunicação
Colaborador na Revista Mundo da Fama On Line