O texto foi selecionado para o projeto "PAIXÃO DE LER"
UMA VOZ PELA LIBERDADE, foi selecionado para o projeto "PAIXÃO DE LER", através de edital da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, que consiste em duas apresentações no formato de leitura dramatizada a serem realizadas no Rio.
Além disso, depois de uma temporada de grande sucesso no Centro Cultural Justiça Federal, a peça terá uma única apresentação no Centro Cultural Rio- Previdência, do Maracanã.
“LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade”
O espetáculo “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade”, escrito por Déo em forma de biografia dramatizada, conta a trajetória do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais de 500 escravos do cativeiro ilegal.
Dirigido por Ricardo Torres, o trabalho retrata a importância da história de Luiz Gama para o nosso país, trazendo à tona assuntos que se refletem na atualidade, como o racismo e a discriminação, a desigualdade social e as liberdades individuais.
Deo Garcez, que faz o papel principal, encarna o abolicionista e também Raul Pompéia, amigo e pupilo de Gama. Nivia Helen passeia por diferentes personagens, dentre eles Luísa Mahin, figura de importância capital nas revoltas pela libertação dos escravos e mãe do abolicionista Luiz Gama. “Os temas abordados instigam o público a discutir e participar de bate-papo com os atores após o espetáculo”, afirma o diretor Ricardo Torres
O roteiro foi pensado como uma mescla entre dados biográficos de Luiz Gama e os trabalhos escritos por ele: poemas, discursos, memórias e textos jornalísticos.
Vítima de exclusão histórica, uma vez que não era permitido a um negro e ex-escravo frequentar a Faculdade de Direito, Luiz Gama recebeu o diploma de Advogado apenas postumamente.
Em 3 de Novembro de 2015, 133 anos após a sua morte, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), concedeu a Gama o merecido título.
Créditofotos Vivian Fernández
O espetáculo convida o público a repensar a realidade histórica de nosso país e permite uma importante reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos cuja origem está na herança de um passado desigual e opressor. O ator Déo Garcez formou-se em Bacharelado em Artes Cênicas e em Licenciatura em Artes Cênicas, ambas na Faculdade de Teatro Dulcina de Moraes, tendo sido aluno da própria. Por causa de seu envolvimento com a figura histórica de Luiz Gama, inclusive com a montagem do trabalho sobre ele, Déo foi convidado para integrar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Estado do Rio de Janeiro.
Morando no Rio desde 1992, Deo Garcez tem participado de diversos espetáculos ligados à causa da negritude. E das novelas de que participou, destacam-se o Mucamo Paulo em “Xica da Silva” (Manchete), o André de “A Escrava Isaura” (Record), Senhor Morales em “Carrossel” (SBT) e Ezequiel em “O Cravo e a Rosa” (Globo).
Dentre os prêmios de ator destacam-se o Troféu Raça Negra de Melhor Ator em 2007 pela AFROBRÁS –SP e o Prêmio Arleguim de Melhor Ator do Festival de Teatro do Rio de Janeiro em 2010. SERVIÇO - "LUIZ GAMA - Uma voz pela Liberdade" Elenco: Deo Garcez e Nivia Helen Texto: Deo Garcez Direção: Ricardo Torres Produção: Mário Seixas / MS Events Dia: 01 de Dezembro (única apresentação) Duração: 55 minutos Classificação indicativa: Livre Ingresso: 1kg de alimento não perecível Local: Centro Cultural Rio-Previdência Endereço: Rua Prof. Manuel de Abreu, 300 – Maracanã - Rio de Janeiro Telefone: 021- 2334-2207
Marcinha Araújo - SP
Giro das Estrelas Assessoria
Colaboradora na Revista Mundo da Fama On Line