Não engordar no período das festas de fim de ano é um desafio para a maior parte das pessoas...
Nossos hábitos alimentares se originaram a partir da tradição do hemisfério norte, que nesta fase do ano vive um inverno rigoroso.
Um cardápio de Natal saudável e barato começa pela escolha de uma ave como prato principal. “Esta é uma opção menos calórica e tem menos gordura que a carne de porco.
Dependendo do número de convidados, o chester sai mais em conta que o peru. Americanos e europeus costumam comer peru, tender, panetone e frutas secas, entre outros alimentos ricos em calorias.
No entanto, o consumo desses alimentos não é recomendado a quem nesta época está situado abaixo da Linha do Equador, por conta das altas temperaturas do verão”, explica a nutricionista Brigitte Olichon.
Para ela, que é professora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), é importante que os pratos de entrada sejam leves, pois são os responsáveis por preparar o paladar para o prato principal. Além das saladas com folhas verdes e legumes cozidos, a ceia pode ser aberta com mousses salgadas feitas à base de iogurte e gelatina e empadinhas de pão, de preferência integral.
Para acompanhar, recomenda o clássico arroz, que pode ser incrementado com legumes em risotos coloridos, e purês diversos como o prático e econômico falso purê de castanhas portuguesas. “Cremes gordurosos e à base de creme de leite ou com bacon e presunto devem ser evitados”, frisa Brigitte Olichon.
Como as sobremesas à base de leite condensado e creme de leite dificultam a digestão, o mais indicado são as frutas frescas. Para evitar sobras no dia seguinte, o ideal é escolher apenas uma opção entre os tradicionais pavê, pudim e rabanada. Caso a escolhida seja a última, dê preferência à de forno, mais saborosa e mais saudável.
Confira algumas sugestões de receitas elaboradas pela nutricionista:
Falsa Farofa de Bacon
Ingredientes
2 xícaras de farinha de mandioca
1 colher (sopa) de azeite extravirgem ou óleo, de preferência de girassol ou algodão
1 dente de alho amassado
1 cebola picadinha
3 ovos
Salsa e cebolinha
Sal a gosto
Talos de beterraba
Modo de preparo
Lavar e higienizar todos os temperos e os talos de beterraba. Picar os talos. Colocar o óleo ou azeite, dourar a cebola e o alho, estalar os ovos e mexer bem. Acrescentar os talos de beterraba e a farinha. Temperar com o sal e o cheiro-verde. Servir quente. Se quiser, acrescentar azeitonas pretas picadas ou banana.
Salpicão
Ingredientes
5 xícaras (chá) de casca de melancia ralada
Sal a gosto
260g de peito de frango
1 ½ xícara (chá) de salsão cortado
¼ xícara (chá) cebola
2 colheres (sopa) salsa
1 limão
½ xícara (chá) maionese
1 cenoura
Modo de preparo
Lavar a melancia e a cenoura com uma escovinha. Cortar em pedaços e descascar. Ralar a casca da melancia e a cenoura em ralo fino. Aferventar as cascas raladas em água e sal, até que fiquem macias. Reservar. Cozinhar o peito de frango em água e sal, desfiar e reservar. Cortar em fatias o salsão e a cebola. Reservar. Picar a salsa e misturar à casca de melancia ralada e aferventada, ao peito desfiado, ao salsão e à cebola. Temperar com sal, limão e acrescentar a maionese. Servir frio.
Falsa Bacalhoada
Ingredientes
1 Kg de filé de merluza 1 Kg de batata inglesa cortadas em rodelas grossas 1/2 Kg de cebola picadas em rodelas grossas 1 Kg de tomate maduro sem pele e semente, picados em gomos 2 pimentões vermelhos fatiados 2 pimentões verdes fatiados 1 xícara de chá de azeitonas pretas 1 cabeça de alho descascada 1 xícara de chá de azeite de oliva 1 maço de cheiro verde picadinho
Modo de preparo
Corte o alho ao meio e frite-os no azeite, em fogo baixo, até dourá-los. Separe o alho do azeite e reserve-os. Em uma panela, que possa ir à mesa, montar a falsa bacalhoada em camadas sucessivas de azeite (o reservado, sem os alhos), tomate, cebola, cheiro-verde, pimentões, batata, filé de merluza; até acabar os ingredientes, a última camada deve ser de tomates, cebola, pimentão, cheiro verde e azeite. Levar ao fogo baixo, com a panela fechada, sem adicionar água; quando as batatas estiverem quase cozidas, acrescente as azeitonas. Estará pronto, quando as batatas estiverem cozidas.
Frango na moranga
Ingredientes
50 g de azeite extravirgem ou óleo, de preferência de girassol ou algodão
1 cebola grande ralada
3 dentes de alho picadinhos
500 g de peito de frango cortado em cubos
1 colher (café) de colorau
1 vidro de leite de coco light (200 ml)
1/2 xícara de cheiro verde picado
1 pitada de noz moscada
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1 copo de requeijão light
1 moranga grande (2 kg)
Modo de preparo
Em uma panela média, aqueça o azeite ou óleo e frite a cebola e o alho. Acrescente os cubos de frango, e o colorau. Refogue muito bem.
Misture o leite de coco, o cheiro verde, a noz moscada e tempere com o sal. Deixe que cozinhe por 10 minutos em fogo baixo, ou até que o frango esteja macio. Desligue e reserve.
Corte a tampa da moranga e retire toda a semente. Coloque no micro-ondas e deixe que cozinhe em potência alta por 25 minutos. Se preferir, leve a moranga ao forno por 1 hora e 30 minutos, envolvida em papel alumínio.
Com o auxílio de uma colher, retire metade da polpa da moranga e acrescente ao refogado da panela. Volte ao fogo e deixe que cozinhe em fogo baixo até que a moranga desmanche por completo.
Espalhe o requeijão light por toda a parte interna da moranga. Coloque delicadamente o refogado e tampe a moranga levando novamente ao micro-ondas por 5 minutos em potência alta ou se preferir, ao forno por 20 minutos.
Rabanada de Forno
Ingredientes
12 fatias de pão
2 xícaras de leite
1 colher (chá) de baunilha
3 colheres (sopa) de adoçante em pó (para forno e fogão)
3 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de azeite extravirgem ou óleo, de preferência de girassol ou algodão
2 ovos + 1 clara
Para polvilhar: 3 colheres (sopa) de adoçante em pó + 3 colheres (sopa) de canela
Modo de preparo
Misturar o leite, a baunilha e o adoçante. Bater os ovos e a clara, adicionar a água. Untar uma forma com azeite ou óleo. Passar cada fatia de pão no leite e no ovo. Colocar na forma e levar ao forno bem quente, virando quando estiver dourado.
Renato Guima - RJ
Colaborador na Revista Mundo da Fama on Line