Ricardo traz canções que vão de Noel Rosa a Rita Lee no show "Encaixe"
O cantor, regente, professor de música e musicoterapeuta Ricardo De Oliveira têm na veia suingue, balanço e africanidade.
Ingredientes perfeitos para aflorar a poesia e a sonoridade do show Encaixe, que o traz de volta aos palcos após uma pequena ausência. O artista exibe uma musicalidade genuína de intérprete dotado de calorosa empatia e força de comunicação.
O show chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro e a Rio das Ostras. O repertório vai dos clássicos de Noel Rosa à atualidade de composições assinadas por craques da música como Caetano Veloso e Rita Lee, passando pela cadência do fole das sanfonas em canções de Sivuca e Dominguinhos. Mistura samba, forró, baião, xote e muita MPB.
Direção do Nelson Freitas, pianista, acordeonista, arranjador e produtor musical.
FotodivulgaçãoAlonso Martinez
O trabalho surgiu em 2016 com lançamento do primeiro CD que leva o mesmo título, tendo a participação da cantora Dorina e produção musical de Márcio Pombo. A maioria das músicas das apresentações está no disco produzido com parte do financiamento coletivo, distribuído pelas plataformas digitais. As consagradas “Último Desejo” e “Filosofia”, releituras de Noel Rosa, fazem parte da lista de 20 composições do show, que inclui nove inéditas da MPB feitas por amigos compositores para a gravação de Encaixe.
Um show de musicalidade
No palco, o cantor interpreta com maestria e forte personalidade todas as canções em arranjos especiais dando vida ao show que mostra ótimo desempenho musical. Com uma quase performance, Ricardo De Oliveira ilustra o som em canções que ressaltam os metais e a percussão.
Encaixe: CD
Fotos/Alonso Martinez/CD
Nessa hora fica claro a pitada de influência de nomes como Ga Costal, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Elza Soares e Ney Matogrosso. Esses artistas de grande desenvoltura cênica foram referências para o cantor, ainda em início de carreira, quando ouvia os discos e assistia aos shows deles, de olho no jeito de cantar e na interpretação.
Encaixe: show
Para Ricardo De Oliveira, Encaixe representa as composições, arranjos e todo desenvolvimento construídos para que pudesse dar voz às sonoridades e poesias contidas. “Traduz em sua concepção a narrativa das histórias do cotidiano popular”, completa.
O CD é o cumprimento de um diálogo entre compositores, intérprete e canções (consagradas e inéditas) da Música Popular Brasileira, na voz do cantor.
Com cunho popular, apresenta a junção de experiências vividas ao longo destes 12 anos de amor à música, até a culminância desta coletânea.
“Trata-se da pluralidade, desconstrução do status quo. Uma ilustração da complexidade do artista.
Bastante eclética, dinâmica, rica em melodias e harmonias expressivas, apoiadas em ritmos cativantes próprios de nossa brasilidade” (Márcio Pombo - produtor musical do CD Encaixe)
FotodivulgaçãoAlonso Martinez
Carreira musical precoce
Aos 8 anos de idade, o artista começou na música cantando nas missas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Teresópolis, onde nasceu e participava do curso de catequese. Logo após, fez aulas de violão e foi convidado a integrar o coral da mesma igreja.
Em sua cidade aos 11 anos já cantava na Rádio Geração 2000 num programa dedicado à música sertaneja de raiz levado pelo pai, mas nunca abandou os corais, seguindo pela escola e faculdade. Durante o ensino universitário se destacou em encontros com recitais, quando também aprendeu a tocar violoncelo e participou da Orquestra Sinfônica Candido Mendes. Mas com o tempo a música erudita foi perdendo espaço na sua vida e a MPB cada vez mais foi o consumindo com aprendizado e profissionalismo.
FotodivulgaçãoAlonso Martinez
Atualmente se divide entre Teresópolis e Rio de Janeiro. Ele é formado em licenciatura em música, tem pós-graduação em musicoterapia, e é pós-graduando em Regência Coral. Além de shows, Ricardo que tem experiência como regente e preparador vocal de corais, é musicoterapeuta no Hospital Geral do Ingá, em Niterói, RJ.
Algumas paradas para cuidar da fã número 1
A partir da metade de 2016, Ricardo De Oliveira interrompeu a carreira para cuidar da mãe, que o adotou aos 15 dias de vida, devido a um câncer. O longo tratamento do linfoma a deixou muito debilitada, e por esta razão o cantor precisou se dedicar aos cuidados da sua fã número 1 que mora em Teresópolis. Em 2017 teve uma volta, mas há 4 meses com força total e energia renovada está preparando retorno definitivo com esses dois shows programados.
Repertório do Show com 20 canções, entre novos e consagrados compositores da MPB
Baião a Dois (Márcio Pombo/Denise Belipax); Iara (Denis Lopes); Último Desejo (Noel Rosa); De você pra frente (André Salomão); Primórdios (Márcio Pombo); Seu Zé (Denis Lopes); Crisálida (Ágape Souler/M. Pombo); Quebra-pau (Marcelo Cavalcanti/ Márcio Pombo); Esse Menino (Márcio Pombo); Ecoou (Mani Carneiro); Filosofia (Noel Rosa); Lama (Aylce Chaves / Paulo Marques); Balada do Louco (Rita Lee); Reconvexo (Caetano Veloso); Eu só quero um xodó (Dominguinhos); Feira de Mangaio (Sivuca).
Assista ao vídeo:
Vídeodivulgaçãoyoutube
SERVIÇO: RIO DE JANEIRO/ RJ
DIA: 8 de Fevereiro, quinta-feira, às 19h
“Quintas no BNDES”
SHOW “Encaixe” – com o cantor Ricardo De Oliveira
O intérprete será acompanhado por Nelson Freitas (Piano/t)
Espaço Cultural BNDES ENDEREÇO: Av. Chile, 100 – Centro - RJ REFERÊNCIA: Próximo ao Metrô Carioca
TELEFONE: (21) 2052-6701
ENTRADA FRANCA
CAPACIDADE: 384 lugares
CLASSIFICAÇÃO: livre
www.bndes.gov.br/espacobndes
RIO DAS OSTRAS/ RJ
DIA 1º de Março, quinta-feira, às 20h
SHOW “Encaixe” – com o cantor Ricardo Oliveira
O intérprete será acompanhado por Nelson Freitas (Piano/t)
Teatro Popular de Rio das Ostras
ENDEREÇO: Av. Amazonas, s/nº - Centro - Rio das Ostras - RJ
TELEFONE: (22) 2764-1703
INGRESSOS: R$30 (inteira) / R$15 (meia-entrada) CAPACIDADE: 260 lugares CLASSIFICAÇÃO: livre
https://www.facebook.com/teatropopularderiodasostras
https://www.facebook.com/RicardoDeOliveiraOficial/
Por Clóvis Corrêa de Andrade - RJ
Jornalista Ass. e Comunicação
Colaborador na Revista Mundo da Fama On Line