O grupo Slam das Minas ocupa o Sesc Pinheiros com duas atividades ligadas ao slam, campeonatos de poesias faladas em que os participantes “batalham” entre si: um worskhop gratuito chamado Criação e Interação Poética.
O grupo Slam das Minas ocupa o Sesc Pinheiros com duas atividades ligadas ao slam, campeonatos de poesias faladas em que os participantes “batalham” entre si: um worskhop gratuito chamado Criação e Interação Poética no dia 13, quarta-feira, às 19 horas, e um sarau aberto ao público no dia 14, quinta,19 horas.
O Slam das Minas tem como objetivo criar um espaço de voz e acolhimento para as mulheres, além de garantir vagas no Slam BR, campeonato brasileiro de poesia falada.
Workshop – Criação e Interação Poética
Com Slam das Minas
Dia 14 de Junho, quarta-feira, das 19 às 22 horas
Grátis.
Inscrições no dia e local da atividade. Local: Sala das Oficinas (2º andar)
Classificação: 14 anos
Espaço para a troca de experiências sobre criação poética e experimentação de poesia falada.
O Slam das Minas surgiu em Brasília em 2015, com a intenção de garantir estrategicamente uma vaga feminina para a batalha final do Slam BR, num contexto ainda bastante marcado pela presença masculina. Após encontros e intercâmbios com as poetas do Distrito Federal, as poetas de São Paulo decidiram criar o Slam das Minas, para ampliar o movimento e a rede para outros Estados. As regras do Slam das Minas estão em consonância com aquelas dos Slams nacionais e internacionais, sendo o diferencial a norma de que apenas mulheres podem se inscrever para as batalhas.
Sarau – Slam das Minas Especial
Com Luz Ribeiro, Bell Puã e Laura Conceição
Dia 14 de Junho, quinta-feira, das 19 às 22 horas
Grátis. Local: Praça. Classificação: Livre
Neste encontro, o Slam das Minas SP, buscando estimular e dar visibilidade à produção literária feminina de outros Estados, convida poetas dos Slams das Minas do Distrito Federal, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, da Bahia e do Pará para uma batalha inédita, embalada pela DJ Luz Ribeiro que traz repertórios dos mais variados ritmos, com artistas femininas.
Fotodivulgação
Sobre as poetas convidadas:
PE - Bell Puã é poeta marginal, vencedora do slam BR 2017, integrante do Slam das Minas PE e do coletivo negro Afronte. Buscando atropelar toda e qualquer fragilidade, transita entre a dança, o poema e a historiografia, fazendo do afrontamento seu escudo.
MG - Laura Conceição é poeta, mc integrante do movimento de hip hop de Juiz de Fora e atual vice-campeã mineira de poesia falada. Em 2017 Laura representou o estado de Minas Gerais na competição nacional de poesia SLAM BR, se colocando em terceiro lugar. Atualmente, Laura é um dos nomes que compõe coletivamente o "Rap de Mina" na região e idealizadora do projeto "Poesia na escola" que leva versos e sonhos para crianças da Zona da Mata e região.
RJ - Letícia Brito é poeta, dedica-se à poesia falada (spoken word/poetry slam). Como produtora da cena carioca de slam e sarau já fez: Mulherau, Pizzarau, Batalha da Pizza, slam Tagarela e atualmente integra a produção e realização do Slam das Minas RJ. Em 2017, representa o Brasil no Rio Poetry Slam, que acontece na Festa Literária das Periferias (Flup) e reúne mais de uma dezena de países competidores. Integra também as antologias "on dystopia", organizada por Porsha e "on sisterhood", organizada por Melissa Lozada, com poemas em português e inglês.
DF - Tatiana Nascimento é brasilense, 37 anos, palavreira; idealizadora e co-fundadora do slam das minas DF; produz a mostra palavrapreta - mostra nacional de negras autoras; produtora cultura; também compõe a padê editorial, cria e vende livros feitos artesanalmente por mulheres negras e LGBT; tem um livro publicado Lundu (padê,2016).
SP - Ingrid Martins, poeta, designer gráfico, fabrica e diagrama zines (inmart), co fundadora do slam da norte e da batalha de rimas Dominação (só para o gênero feminino). Foi a ganhadora da final do slam das minas sp de 2017.
BA - Fabiana Lima tem 21 anose é de Salvador-BA. Poetisa, MC, produtora cultural, ativista cultural, integrante do grupo de poesia Resistência Poética, idealizadora e produtora do Slam Das Minas-BA, vice-campeã do campeonato brasileiro de poesia falada 2016.
PE - Patricia Naia é nascida em SP, graduanda em Letras pela UFPE. Autora do livro O punho fechado no fio da navalha, do zine Poemargem, do blog Legítima Defesa. Co-fundadora do Coletivo Controverso Urbano, e Slammaster do Slam das Minas PE.
PA - Anna Batista, vulgo Anna Suav, - natural de Manaus – AM, jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas, é atuante em iniciativas do terceiro setor desde 2012, quando ingressou na Casa Fora do Eixo Amazônia, na cidade de Belém do Pará, atuando nas áreas de mídias sociais, assessoria de imprensa, fotografia, produção cultural, produção audiovisual, elaboração de projetos e sustentabilidade em rede.
Residindo em Belém, PA, desde o final de 2016. Em 2017, idealizou e criou o projeto Slam Dandaras do Norte, batalha de poesias feita por mulheres e para mulheres; dando início também a sua trajetória enquanto cantora e compositora [Rap / R&B]; é integrante do grupo de rap Clã do Norte; back vocal da Mc Bruna Bg; co-diretora e fotógrafa da Caribé Filmes; co-diretora, produtora e artista da Ocaribé Selo.
PA - Shaira Mana Josy nasceu no bairro do Jurunas em Belém do Pará. Técnica em enfermagem, pedagoga, mulher feminista de identidade negra, capoeirísta, rapper, compositora, militante do movimento negro e hip hop, iniciou sua trajetória em 1998.
Coordenou e fundou vários projetos, participou de eventos importantes para a construção da sua resistência nos espaços culturais. Fundou o grupo de capoeira "arte ginga Brasil" em 1999. Grupo de rap formado por mulheres "conexão feminina" em 2006. Coordenou os projetos: Abril pro Hip Hop Jurunas" de 2005 a 2011.
Cidade do Hip Hop no (AIJ_FSM ) 2009. Coletivo "Senzala Urbana" - 2011. Coletivo de Mulheres do Hip Hop "Companhia H2F" - 2011. Rima de Rua (Batalha de Mc's) - 2011. Slam Dandaras do Norte - 2017.
SESC PINHEIROS
Endereço: Rua Paes Leme, 195.
Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10 às 18h.
Tel.: 11 3095.9400.
Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 21h30; Sábado, das 10h às 21h30; domingo e feriado, das 10h às 18h30. Taxas / veículos e motos: para atividades no Teatro Paulo Autran,
preço único: R$ 12 (credencial plena do Sesc) e R$ 18 (não credenciados).
Transporte Público: Metrô Faria Lima – 500m / Estação Pinheiros – 800m
Por Diogo Locci - RJ
Colaborador na RMF/PortalDestaque
www.artepluralweb.com.br
www.twitter.com/arteplural
Facebook – Arteplural