Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo participa da Jornada do Patrimônio 2018 com atividades gratuitas
O CCBB SP participa da Jornada do Patrimônio 2018, evento organizado pela Secretária Municipal de Cultura, que este ano ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto, com o tema “Uma Cidade, Muitas Mãos”.
O Programa Educativo promove atividades gratuitas como contação de histórias e visita patrimonial especial.
O Prédio e o Centro Histórico de São Paulo
O CCBB SP ocupa o prédio construído em 1901 na rua Álvares Penteado, 112, esquina com a rua da Quitanda. Localizado no coração histórico da cidade, em uma via hoje de pedestres, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil e integralmente modificado e reestruturado.
Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol Junior, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital. O prédio funcionou como agência bancária até dezembro de 1996.
Em outubro de 1999, iniciou a reforma para abrigar o Centro Cultural Banco do Brasil. Os elementos originais foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século.
A construção de cinco andares (mais subsolo e mezanino) foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Arqueológico e Turístico de São Paulo (Condephaat) e pelo Departamento do Patrimônio Histórico/Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (DPH/Conpresp).
Com 4.183 metros quadrados, o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo possui salas de exposições e de programa educativo, cinema, teatro, auditório e café.
A escolha do prédio, no centro histórico de São Paulo, reflete a preocupação do Banco do Brasil com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio arquitetônico. Hoje, mais de um milhão de pessoas circulam diariamente pelo local, e o Centro Cultural Banco do Brasil funciona como mais um ponto de convergência não apenas para a observação, mas também para a popularização, a disseminação e o debate sobre as principais questões culturais no mundo contemporâneo.
O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo está numa área de fácil acesso. O visitante pode chegar por meio de várias linhas de ônibus que passam perto do local ou, então, pelas estações de Metrô Sé e São Bento.
Programação
Oficina- Ressignificar objetos e contar histórias
Horário: Das 10h às 12h e 14h às 16h ( Sábado 18/08 e Domingo 19/08 )
O público do Centro Cultural Branco do Brasil (CCBB) é convidado a ressignificar objetos em desuso abandonados no centro da cidade de São Paulo, criando coletivamente uma contação de história a partir de conceitos como arte, cidadania e patrimônio.
A contação de história incentiva a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos compartilhados entre os diversos públicos. Visita – Patrimônio amplificado
Horário: 12h e 17h ( Sábado 18/08 e Domingo 19/08 )
Através de uma visita patrimonial, estimulamos o público do CCBB, a refletir sobre a sua arquitetura, história e memórias relacionando-o com a cidade de São Paulo.
Durante a visita utilizaremos os sentidos cinestésicos para amplificar a experiência do visitante, que garantem o acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade. Com audiodescrição e intérprete em Libras.
Serviço
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo - SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h
ccbbsp@bb.com.br | www.bb.com.br/cultura | www.twitter.com/ccbb_sp |
www.facebook.com/ccbbsp | www.instagram.com/bancodobrasil
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Estacionamento conveniado: Estapar - Rua Santo Amaro, 272.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Informações pelo telefone (11) 3113-3651/3652
Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas.
É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Por Leonardo Guarniero - SP Centro Cultural Banco do Brasil SP Assessoria de Imprensa
Colaborador na RMF/OnLine