top of page
Buscar
RMF/Leonardo Guarniero

CCBB São Paulo realiza mostra gratuita de cinema em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca


Entre os dias 9 e 21 de Janeiro serão exibidos 16 títulos de premiados diretores e atores dinamarqueses.

São Paulo, Janeiro de 2019 - Nos primeiros anos em que os filmes de ficção eram de longa-metragem, a Dinamarca foi um dos países mais influentes na Europa.

Desde então, e através de seu instituto de cinema, o país seguiu dando forte apoio à produção e com o passar do tempo o país desenvolveu um modelo inovador que tornou sua indústria sustentável em toda a cadeia produtiva.

A partir de 9 de Janeiro, o público paulista terá a chance de assistir no CCBB São Paulo a mostra CineKlap - Dinamarca em Foco, uma seleção de 16 títulos selecionados pela curadora Tatiana Groff a convite do Instituto Cultural da Dinamarca.

A mostra faz parte das comemorações de 10 anos de presença do ICD no Brasil e busca ampliar o conhecimento do cinema dinamarquês apresentando diversas gerações de cineastas e temas que vão de questões sociais /políticas da atualidade a filmes de arte, diversidade de gênero, arquitetura e urbanismo.

Na programação, há espaço para o documentário “O Show da Guerra”, de Obaidah Zytoon e Andreas Dalsgaard, que trata do conflito na Síria. “O filme captura o destino da Síria através da lente íntima de um pequeno círculo de amigos” observa a curadora. Outro escalado é Afinal de Contas, que traz a premiada Trine Dyrholm vencedora do Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim de 2016.

Entre os destaques, o longa-metragem “O Conquistador” - estreia do diretor Milad Alami, que aborda o tema da imigração e questões diplomáticas. O filme saiu vencedor do prêmio New Voices/New Visions do Festival Internacional de Palm Springs, e do Prêmio Silver Hugo do Festival Internacional de Cinema de Chicago.

E temas relevantes na atualidade, como arte e design com “Um Homem em Derrocada”, documentário que fala do artista dinamarquês Per Kirkeby, conhecido mundialmente. O filme foca no período de recuperação do artista após um acidente, e as reações em não reconhecer principalmente as cores.

A Dinamarca a uma referência em arquitetura e urbanismo, e a mostra exibe “Design para a Vida”, de Casper Høyberg, sobre a trajetória de Børge Mogensen, um dos principais designers dinamarqueses e aclamado mundialmente por suas criações, em especial seus móveis.

E também o filme “Olafur Eliasson Espaço é Processo”, de Jacob Jørgensen e Henrik Lundøef, que retrata a trajetória e o trabalho de Olafur Eliasson, artista dinamarquês reconhecido no mundo das artes, como alguém inovador e que busca criar instalações que mudem o espaço ao redor e, assim, a mentalidade das pessoas que vivem nas cidades.

Painel

No dia 17 de janeiro às 19h15, a curadora Tatiana Groff aborda arte, cultura, urbanismo dentro de uma perspectiva internacionalista de equidade e diversidade no audiovisual dinamarquês.

Instituto Cultural da Dinamarca

O Instituto Cultural da Dinamarca foi fundado em 1940 como uma instituição independente, atualmente possui filiais em seis países diferentes e com parcerias no mundo todo.

Em 2018, ao completar dez anos de atividades no Brasil o Instituto segue promovendo o diálogo e a compreensão sobre diferenças culturais e fronteiras nacionais. Com escritório no Rio de Janeiro, o trabalho permeia uma plataforma amplamente conceitual, na qual arte, cultura e sociedade são contempladas.

Essas áreas unem pessoas de diferentes culturas, promovem a compreensão internacional e facilitam a comunicação intercultural. O Instituto Cultural da Dinamarca alimenta redes para fortalecer a colaboração entre artistas internacionais e dinamarqueses assim como instituições culturais.

“Tendo a cultura como ponto de partida estreitamos o diálogo, a troca de experiências e o intercâmbio de ideias, que culminam em relações culturais fortalecidas e duradouras” destaca Maibrit Thomsen diretora do ICD no Brasil.

Curadora

Tatiana Groff é produtora cultural e curadora com foco em planejamento e desenvolvimento de projetos internacionais e parcerias no Brasil no segmento audiovisual, em especial festivais e mostras de cinema. Atualmente é consultora para audiovisual do Instituto Cultural da Dinamarca.

A linha curatorial do CineKlap Dinamarca em Foco foipensando em alguns pilares estruturais da cultura dinamarquesa, tanto do ponto de vista da internacionalização quanto características bem fortes na contemporaneidade. É uma programação pautada em arquitetura, urbanismo, arte, cultura e sociedade, dialogando com a trajetória desta década de atuação do ICD no Brasil, e ao mesmo tempo de olho no futuro.

Programação completa

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/cineklap-dinamarca-em-foco-2/

Sinopses

1- O CONQUISTADOR

Título original Charmøren (Ficção)

País Dinamarca | Ano 2017 | Duração 100 min

Direção Milad Alami | Roteiro Ingeborg Topsøe, Milad Alami

Classificação: 14+

Sinopse | Drama psicológico sobre Esmail, um jovem iraniano que procura desesperadamente uma mulher para se casar e assegurar sua permanência na Dinamarca. Com um prazo apertado antes da iminente deportação, ele se apaixona e tem de lidar com seu passado. Um retrato pungente da questão da diversidade cultural e da emigração na Europa. Longa-metragem de estreia do diretor Milad Alami. Vencedor do prêmio New Voices/New Visions do Festival Internacional de Palm Springs, do prêmio Silver Hugo do Festival Internacional de Cinema de Chicago Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=-yCGM3E-Qho

2 - AI WEI WEI E A FAKE NEWS

Título original Ai Wei Wei The Fake News (Documentário)

País Dinamarca | Ano 2013 | Duração 87 min.

Direção Andreas Johnsen

Classificação: Livre

Sinopse | O artista e ativista social chinês de relevância mundial Ai Weiwei, condenado a prisão domiciliar, lida com as restrições impostas pelo seu governo. E a fake news, no caso, possível manobra que a China implica aos seus cidadãos personas non gratas.

3- DINASTIA CIRCENSE

Título original The Circus Dynasty (documentário)

País Dinamarca | Ano 2014

Direção Anders Riis-Hansen | Roteiro Anders Riis-Hansen

Duração 93 min

Classificação: Livre

Sinopse | Benny Berdino, dono de um dos maiores circos da Europa, tem um sonho. Para garantir que sua dinastia continue, ele espera que seu neto, Patrick, e a premiada artista de circo Merrylu, que é de outra família circense muito reconhecida, se casem um dia. Conta com sua aparência sedutora e habilidades circenses fora do comum, seriam a combinação perfeita. Tudo parece estar indo de acordo com o plano, Patrick e Merrylu se mudaram para sua própria caravana. Mas seu sonho está ameaçado, porque misturar amor e negócios é difícil.

4- UM HOMEM EM DERROCADA

Título original Mand Falder (Documentário)

País Dinamarca | Ano 2015

Direção Anne Regitze Wivel | Roteiro Anne Regitze Wivel

Duração 100 min

Classificação: Livre

Sinopse | Após um trágico acidente, o reconhecido artista plástico Per Kirkeby perde a capacidade de ver cores. A perda da visão colorida o impede de trabalhar com arte, deixando – o sem capacidade em desenvolver suas obras, reconhecidamente coloridas. Isso abala completamente o universo de Per Kirkeby. O filme trata de uma profunda melancolia, mesmo assim é de uma beleza surpreendente. A história de um homem lutando para superar seus obstáculos e voltar para a sua vida e mais especialmente, voltar ao seu trabalho.

5- DESIGN PARA A VIDA

Título original Møbler til tiden (Documentário)

País Dinamarca | Ano 2015 | Duração 58 min.

Direção Casper Høyberg | Roteiro Casper Høyberg

Classificação: Livre

Sinopse | Os móveis de Børge Mogensen não são apenas móveis. É a mobília como uma forma de arte com detalhes refinados e atemporais que proporcionaram à Mogensen um público internacional de dedicados admiradores e colecionadores. A história do homem por trás dos clássicos do design é a história do designer, do artesão e da pessoa privada - e de um país que, nas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial, viu uma recuperação econômica sem precedentes refletida em sua cultura e estilo de vida. Os tempos mudam, mas Børge Mogensen permanece como um dos nomes que garantiu a reputação da estética escandinava e continua a inspirar.

6 - O SHOW DA GUERRA

Título original Venner i Krig (Documentário)

País Dinamarca | Ano 2016 | Duração 102 min

Direção e Roteiro Obaidah Zytoon, Andreas Dalsgaard

Classificação: 12+

Sinopse | Em março de 2011, o apresentador de rádio Obaidah Zytoon e seu círculo de amigos participaram dos protestos de rua contra o presidente Bashar al-Assad, quando a Primavera Árabe chega à Síria. Sabendo que seu país seria mudado para sempre, esse grupo de artistas e ativistas começa a filmar suas vidas e os eventos ao seu redor. Mas, à medida que a resposta violenta do regime leva o país a uma sangrenta guerra civil, suas esperanças de um futuro melhor serão testadas.Trailer. https://www.youtube.com/watch?v=6awfy2M6y9E

7 - CAMPO MINADO

Título original UNDER SANDET (Ficção)

País Dinamarca | Ano 2015 | Duração 100 min

Direção e Roteiro Martin Zandvliet

Classificação: 12+

Sinopse |Em maio de 1945, dias depois da rendição da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, um grupo de prisioneiros alemães é levado à Dinamarca e forçado a desarmar dezenas de milhares de minas terrestres colocadas na costa do país pelas forças alemãs. No comando do grupo está o sargento dinamarquês Carl Leopold Rasmussen, que, como muitos compatriotas, guarda rancor dos alemães após cinco anos de invasão. Ele desconta sua raiva nos prisioneiros até que um trágico acidente o faz mudar seu ponto de vista, mesmo que talvez seja tarde demais.

8 - BOAS COISAS NOS AGUARDAM

Título original SÅ MEGET GODT I VENTE (Documentário)

País Dinamarca | Ano 2014 | Duração 100 min

Direção e Roteiro Phie Ambo

Classificação: Livre

Sinopse | Niels é um dos últimos fazendeiros idealistas da Dinamarca. Ele é responsável por produtos elogiados pelos consumidores, premiados por um dos melhores restaurantes do mundo —o Noma, em Copenhague—, e criados em harmonia com o universo. Mas o modo como Neils trabalha não é muito popular entre as autoridades. Elas estão ameaçando tirar sua licença para criar gado, os prédios estão se deteriorando, e sem nenhum sucessor para assumir seu lugar,

9 - TRANS.GÊNERX

Título original Nobody Passes Perfectly (Documentário)

País Dinamarca | Ano 2009 | Duração 43 min

Direção e Roteiro Saskisa Bisp

Classificação: 12+

Sinopse | Tomka está bem no meio de um processo de mudança de gênero. Vive um relacionamento amoroso com sua namorada Lotte. Juntas, elas tentam imaginar o que a transição significará para o relacionamento delas. E acontece uma reviravolta, quando conhecem Erik, que já foi uma mulher heterossexual, e que finalmente decidiu viver sua vida como homem.

10 - O IDEALISTA

Título original IDEALISTEN (Ficção)

País Dinamarca | Ano 2015 | Duração 114 min

Direção Christina Rosendahl

Classificação: Livre

Roteiro , Christina Rosendahl, Birgitte Staermose, Simon Pasternak, Lars K. Andersen

Sinopse | 21 de janeiro de 1968. Um bombardeio americano carregando ogivas nucleares cai em um gelo polar próximo à base aérea dos EUA em Thule, Groenlândia, território controlado pela Dinamarca. Alguns dias depois, governos responsáveis classificam a queda como acidente nuclear, mas afirmam que a situação está sob controle. Centenas de trabalhadores de Thule ajudam na operação de limpeza, e em oito meses não há mais sinal da aeronave que caiu ou de neve contaminada por plutônio. Dezoito anos depois, o jornalista Poul Brink encontra evidências suspeitas relacionadas ao acidente.

11. BIG TIME

Título original Big Time (Documentário)

País Dinamarca | Ano 2017 | Duração 90 min

Direção e Roteiro Kaspar Astrup Schröder

Classificação: Livre

Sinopse | De acordo com o The Wall Street Journal, “Bjarke Ingels, conhecido como BIG",rapidamente se tornou uma das maiores estrelas do mundo do design", e seu nome apareceu recentemente entre as 100 pessoas mais influentes no TIME. O filme é uma visão íntima da vida e da mente inovadora de um gênio da arquitetura e o documentário seguiu o arquiteto por seis anos, enquanto se esforça para completar seus maiores projetos, o arranha-céu de Nova York W57 e o World Trade Center 2.

12. AFINAL DAS CONTAS

Título original Lang Historie Kort (Ficção)

País Dinamarca | Ano 2015 | Duração 90. min

Direção May el-Toukhy

Roteiro May el-Toukhy, Maren Louise Käehne

Classificação: Livre

Sinopse | O filme conta a história de Ellen e seus amigos, todos com cerca de 40 anos, às voltas com os sabores e dissabores do amor e da redenção romântica. Ao longo de três anos, a vida desse grupo de amigos é contada em oito episódios, cada um uma celebração: Ano-Novo, aniversário, casamento etc. Esses capítulos apresentam pessoas lutando com a ideia de um relacionamento perfeito e reavaliam sua posição sobre o amor verdadeiro. Vencedor do prêmio de melhor roteiro do Bodil Awards e de melhor atriz para Trine Dyrholm no Festival de Berlin e no Robert Festival.

13. OLAFUR ELIASSON ESPAÇO É PROCESSO

Título original Olafur Eliasson: Space is process (Documentário)

País Dinamarca | Ano 2009 | Duração 76 min.

Direção e Roteiro Jacob Jørgensen / Henrik Lundøe

Classificação: Livre

Sinopse | O que é que torna um espaço produtivo? O que torna um desafio? Olafur Eliasson: Espaço é processo, retrata um dos maiores e mais influentes artistas do nosso tempo. O filme acompanha o acadêmico que fala em velocidade e o artista tímido de 2004 a 2009, tentando entender as implicações de Olafur e sua missão: criar instalações que mudem o espaço ao nosso redor e, assim, a nossa mentalidade.

14. A ESCALA HUMANA

Título original The Human Scale (Documentário)

País Dinamarca | Ano 2015 | Duração 86. Min

Direção e Roteiro Andreas Møl Dalsgaard

Classificação: Livre Sinopse | Jan Gehl, arquiteto e professor dinamarquês, estudou o comportamento humano nas cidades durante 40 anos. Documentou como as cidades modernas repelem a interação humana e ele garante que podemos construir cidades de uma maneira que as necessidades humanas de inclusão e intimidade sejam levadas em conta. A vida nas grandes cidades é atrativa e problemática ao mesmo tempo.

15. MOLA MOLA

Título original Klumpfisk (Ficção)

País Dinamarca | Ano 2014 | Duração 100 min

Direção e Roteiro Søren Balle

Classificação: Livre

Sinopse | O pescador Kesse passou por um duro divórcio. Conhece Gerd, uma atraente bióloga marinha dos mares dinamarqueses. Os mundos são completamente diferentes. Lidam com as novas políticas de pesca e da recessão financeira global, os pequenos negócios de pesca estão sucumbindo lentamente à pressão de competir com as grandes empresas de pesca. O que resulta?Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=26F5D3lybpg

16. MINI e MOZZIES

Título original Cykelmyggen og Minibillen (Infantil – Animação)

País Dinamarca | Ano 2014 | Duração 76 min.

Direção e Roteiro Jannik Hastrtup, Flemming Quist Møller

Classificação: 4+

Sinopse | O besouro Mini aparece em um circo de pulgas junto com Egon e Dagmar. Miranda, uma pulga do sexo feminino, intimida MIni e engana ele, atrapalhando-o na dança com Dagmar que acaba caindo e machucando o pé. Envergonhado, Mini foge e encontra um besouro selvagem que lidera uma gangue de ladrões.

SERVIÇO

CINEKLAP – DINAMARCA EM FOCO

Local | Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Data | 9 a 21 de Janeiro de 2019

Endereço | Rua Álvares Penteado 112, Centro, tel (11) 3113-3651

Sala de Cinema (70 lugares) – Entrada franca com retirada de ingressos a partir de 1 hora antes da sessão

ccbbsp@bb.com.br | bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp |

facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

Por Leonardo Guarniero - SP

Assessoria de Imprensa CCBB São Paulo:

Colaborador na RMF/OnLine

2 visualizações0 comentário
bottom of page