No álbum, que conta com participações de Gilberto Gil, João Donato e Plácido Domingo Jr., a cantora transita entre o clássico e o popular e canta em quatro idiomas: "O amor que tenho pela música é um só, independente do estilo ou do idioma que estou cantando"
No dia 10 de Julho, a mineira Nádia Figueiredo lança seu primeiro CD, Meu Idioma É O Amor, no palco do Teatro XP Investimentos, no Jóquei do Rio, Zona Sul da cidade.
O álbum, que saiu no final de Abril pela Biscoito Fino, contou com participações para lá de especiais, como foi o caso da música que abre o disco, "A Paz", composição de Gilberto Gil, que no CD canta e toca violão, e João Donato no piano:
"Eu sempre tive vontade de gravar 'A Paz', mas jamais poderia imaginar que eu gravaria com os compositores dela, foi incrível. Um momento único que agora faz parte da minha história, muito lindo isso né? Só posso dizer que sou grata e que o universo conspirou para que acontecesse.
Fiquei muito honrada em saber que o Gil nunca gravou um dueto dessa canção com ninguém, eu fui a primeira e quem sabe a única (risos). O Gil é um cara incrível, eu passaria horas conversando com ele, inteligente, culto, bom coração e um gênio da nossa MPB", comemora Nádia.
Meu Idioma É o Amor, conta com nove faixas, e foi produzido pelo renomado Guto Graça Mello, que já produziu grandes nomes da MPB, como Roberto Carlos e Maria Bethânia.
Cantando em quatro idiomas no disco, português, italiano, russo e inglês, a cantora explica ainda que seu novo trabalho é marcado pelo crossover, onde existe a fusão de dois estilos musicais:
"Eu não queria cantar somente em português.
O crossover me dá a liberdade de explorar mais de um gênero musical, eu quis ter a mesma liberdade em relação às canções de outras nacionalidades, cantando em outros idiomas. O amor que tenho pela música é um só, independente do estilo ou do idioma que estou cantando, por isso o título 'Meu idioma é o amor'.
Nádia explica ainda que a escolha das músicas foi criteriosa e em alguns casos, desafiadora: "Eu me identifico com todas, cada uma tem sua história. Foi um desafio para mim a canção 'Io Ci Sarò', exige muito da respiração e técnica vocal. Já na canção 'Olhos Negros', me exigiu um cuidado em relação a pronúncia correta do russo."
Fotodivulgação
Mesmo com toda experiência do lírico e popular, que permite que a cantora adapte sua voz para cada estilo, ela garante que não é tão simples:
"Tive algumas dificuldades quando iniciava os estudos, um exemplo é a troca 'voz de cabeça para voz de peito', ou seja, estou cantando com voz lírica e na mesma música tenho que descer para voz na região da fala, isso requer certos cuidados para não se machucar ou para voz não 'quebrar'. Para apurar essa técnica fiz muitos exercícios de canto e sessões com uma fonoaudióloga."
O álbum conta também com as participações do cantor Max Wilson na icônica "Dio, como te Amo!", do mexicano Plácido Domingo Jr. (filho do célebre tenor espanhol) em um dueto no standard "The Way You Look Tonight" e do pianista Luca Rasca, superpremiado na Itália, em "Io Ci Sarò".
"Luca Rasca é um grande pianista, essa música é especial, é um dueto de voz e instrumental, algo que me fascinou desde a primeira vez que ouvi, gravamos a música e o vídeo clipe em um estúdio em Roma na Itália", conta Nádia.
A canção "Tristesse", composta por Frédéric Chopin para piano, ganhou uma letra da cantora e também está no CD.
"Eu sempre gostei de Tristesse. Há algum tempo atrás assisti um vídeo de um soprano cantando em russo e ficou muito lindo na voz da cantora e eu pensei que poderia fazer o mesmo cantando no meu idioma e consequentemente tentar aproximar o público brasileiro da música clássica. Ela é a perfeita mistura da melodia clássica e da voz popular".
O show no Rio de Janeiro tem direção artística de Juracy de Oliveira e no repertório estarão, além de todas as canções do CD, outras músicas bastante conhecidas. Nádia estará acompanhada por um quarteto formado por piano, cello, violino e contrabaixo.
A banda é um quarteto, piano, cello, violino e contrabaixo. Os músicos são incríveis, Antón (violino) e João Rafael (contrabaixo) são da Orquestra Sinfônica Brasileira, Márcio Malard (Cello) toca com Maria Bethânia e o pianista já é bem conhecido do grande públicos, João Carlos de Assis Brasil, além da participação especial do violonista Fábio Nin.
Sobre Nádia Figueiredo
Nádia Figueiredo começou a cantar e tocar violão aos 10 anos e aos 11 já participava de festivais de música na escola. Aos 14 anos começou os estudos de violão clássico e há onze anos apaixonou-se pelo canto lírico.
Graças ao timbre e à extensão vocal privilegiados, consegue transitar entre o lírico e o popular e já cantou em vários palcos nacionais e internacionais, em diferentes idiomas: espanhol, esperanto, francês, hebraico, hindi, inglês, italiano, latim e russo.
Em 2013, uma de suas composições que fala de aquecimento global, foi tema de uma exposição na Rússia. Em 2014, uma composição sua em esperanto ganhou destaque internacional e foi considera pelos esperantistas como uma das músicas mais bonitas ouvidas nesse idioma. Em abril de 2017, ela recebeu a medalha Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz da ONU.
Em maio de 2017, foi convidada para participar da turnê do cantor brasileiro Daniel na Europa, cantando ao lado dele a música "Con te Partirò". No mesmo mês, Nádia fez uma turnê por grandes teatros brasileiros ao lado do cantor Plácido Domingo Jr., filho do tenor Plácido Domingo.
"Nádia Figueiredo é um incrível talento brasileiro. Voz e artista linda! Ela é uma daquelas pessoas brilhantes, quando você conhece não esquece mais", este é o relato da cantora lírica Anna Netrebko, a primeira artista clássica a entrar para a lista TIME 100, das 100 personalidades mais influentes do mundo segundo a revista norte-americana TIME.
SERVIÇO:
Data: Quarta-feira, 10 de Julho de 2019
Local: Teatro XP Investimentos
Endereço: Jockey Club Brasileiro - Av. Bartolomeu Mitre, 1110B - Leblon, Rio de Janeiro
Horário: 21h
Abertura dos portões: 1h30 antes do espetáculo
Duração: 1h15
Ingressos: R$ 50,00 (meia) / R$ 100,00 (inteira)
Site: www.eventim.com.br/ingressos
Classificação etária: Livre
BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Teatro XP Av. Bartolomeu Mitre, 1110-B - Leblon – Rio de Janeiro/RJ Terça-feira das 13h às 17h Quarta a sexta-feira das 17h às 21h Sábados das 13h30 às 21h Domingos das 13h30 até a hora do espetáculo em cartaz Venda e retirada de ingressos. PONTOS DE VENDA – SUJETO A COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA Jeunesse Arena Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ Terça a sábado das 10h às 12h e das 13h às 17h Venda e retirada de ingressos para todos os eventos vendidos pela EVENTIM A Bilheteria encontra-se em frente à Jeunesse Arena
Por Aline Nobre - RJ
Colaboradora na RMF/OnLine