top of page
Buscar
RMF

Higienópolis recebe intervenção teatral d'A Próxima Companhia


A próxima companhia faz Walking Tour pelas ruas de Higienópolis em intervenção no bairro

Desde o começo do ano, A Próxima Companhia vem realizando intervenções pelo centro de São Paulo como parte do processo de criação para o seu novo espetáculo, inserido no projeto Tebas - A Cidade em Disputa, contemplado pela 32ª edição do Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.

Nos próximos dias 2, 7 e 8 de Agosto, às 15 horas, os atores da companhia (Caio Marinho, Caio Franzolin, Gabriel Küster, Juliana Oliveira e Paula Praia), ganham o reforço das atrizes Rafaela Carneiro e Rebeka Teixeira na intervenção Teba$ da Riqueza, que tem direção de Cláudia Schapira.

Depois de passar por lugares como Largo do Arouche, Cracolândia, Boca do Lixo, Santa Ifigênia e Parque da Luz, o grupo chega ao nobre bairro de Higienópolis. Sexto portal dos sete propostos pelo grupo para explorar o tema da disputa de território e apagamento cultural na região central da capital paulista com base na obra Os Sete Contra Tebas, de Ésquilo.

O bairro já possui uma série de episódios que mostram bem seu perfil que exalta a diferença entre classes sociais, com um forte viés higienista. Um deles foi a discussão sobre a construção do metrô na região, que fez o termo “gente diferenciada”ser alçado ao patamar de meme depois de ganhar manchetes. Essa característica, o episódio e temas correlatos são lembrados ao longo da caminhada que segue o modelo de tour que são feitas em lugares turísticos da cidade.

Em cada uma das paradas - que começam no Metrô Marechal e seguem até o casarão onde morou uma das figuras históricas do bairro, Dona Veridiana - personagens comuns da região aparecem e mostram ao público um pouco do que está atrás dos prédios antigos, ocupados por famílias quatrocentonas que fazem questão de manter viva a fissura social que existe no país. Tudo é feito por meio de uma encenação repleta de ironia, uma das características que está sempre presente no trabalho d’A Próxima.

Sobre Tebas - A Cidade em Disputa

O projeto contemplado pela 32ª edição do Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, Tebas - A Cidade em Disputa visa potencializar as ações e pesquisas teatrais que são desenvolvidas desde 2009 pelos cinco artistas que formam o núcleo artístico d’A Próxima Companhia.

Estas ações serão realizadas tanto em sua sede-espaço independente, que tem por vocação promover circulação e intercâmbios potentes de coletivos, obras, seus modos de produção e criação - localizada nos Campos Elíseos, quanto por diferentes regiões da cidade.

O impulso criativo para a concepção do projeto parte da obra Os Sete Contra Tebas de Ésquilo, do território onde o grupo está sediado há quase dois anos, e das questões sobre as cidades e nossos pertencimentos nas disputas que se apresentam em nosso tempo.

O projeto envolve a circulação e temporada de dois espetáculos do repertório do grupo - Enquanto Chão e Os Tr3s Porcos, sete intervenções em espaços públicos e a montagem do novo espetáculo a partir da obra de Ésquilo em relação com a cidade, além de ações de aprimoramento artístico, laboratórios de compartilhamento de pesquisas do grupo, atividades formativas e ainda potencialização das atividades desenvolvidas e recebidas na sede do grupo, firmando mais este espaço na região.

Para roteiro

TEBA$ DA RIQUEZA - Dias 2, 7 e 8 de Agosto, com saída às 15 horas no Metrô Marechal (Albuquerque de Lins) .

Grátis (não é necessário retirar ingressos).

Duração - 120 minutos.

Direção - Cláudia Schapira.

Elenco - Caio Marinho, Caio Franzolin, Gabriel Küster, Paula Praia, Juliana Oliveira, Rafaela Carneiro, Rebeka Teixeira.

Direção Musical - Laruama Alves.

Cenografia - Julio Dojscar.

Figurino - Magê Blanques.

Produção - Catarina Milani.

Assistente de produção - Lucas França. Contrarregra - Amanda Chaptiska.

Por Vanessa Pinheiro Fontes - SP

Colaboradora na RMF/OnLine

11 visualizações0 comentário
bottom of page